Ideias e pensamentos em prosa e poesia.

Shakespeare lançou um dilema intrigante quando Hamlet diz “Ser ou não ser, eis a questão”. Vivemos transformações significativas em nosso cotidiano, como globalização, miscigenação, colonização. Diversos sufixos “ação” para um mundo que se mistura, conectado por redes virtuais e reais de variedades, seja de povos, tribos, raças, orientações sexuais. Em meio a esse caldeirão fervilhante de culturas, tentamos construir uma Identidade, responder a pergunta “quem sou eu”?

Somos integrantes de uma família (pai, mãe, irmão, tio, sobrinho, primo, filho, neto, bisneto), de um regime político e econômico (socialista, anarquista, capitalista, democrata, ditadura, republicano), de uma religião (católico, evangélico, budista, wiccano, ateu), de uma tribo (emos, clubbers, punks, playboys, patricinhas, skatistas, intelectuais), profissionais (médicos, psicólogos, professores, geógrafos, historiadores, dentistas). Exercemos papéis sociais em tão diversos contextos que, mesmo escolhendo não ser parte de
nenhum deles, é uma escolha que constrói a identidade.

A mídia diária mostra também a violência, a pirataria, o crime, roubo, furto, homícidio culposo, doloso, réus primários, reincidentes, experts, que até estes não escapam da construção de uma identidade social, ou seja, a sociedade os constrói como bandidos, marginais, assassinos, criminosos frios e calculistas, destruidores de lares e famílias. É difícil passar por cima de nossos preconceitos e pre-julgamentos e enxergá-los como pessoas, seres humanos que construíram uma identidade controversa, rebelde, violenta, mas ainda são pessoas.

Como ser você mesmo? Tantas escolhas, tribos, economias, filosofias de vida, religiões, políticas. Como destacar-se na multidão e fazer a diferença? É preciso escolher entre “ser ou não ser” shakespeariano. A vida são escolhas, e mesmo escolhendo não ser parte de nada, não ser nada, não fazer nada, isso também é escolher ser alguém.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: